24 de janeiro de 2014
Ciclovia do Largo da Batata será reativada e expandida
Gazeta de Pinheiros, 24/01/2014, por Diego Gouvêa
Em visita à região, o prefeito Fernando Haddad anunciou a instalação de um bicicletário e a retomada do projeto que prevê a extensão da ciclovia na Faria Lima
Andar de bicicleta pela região deverá ser mais fácil e menos arriscado. Pelo menos essa é a perspectiva do prefeito Fernando Haddad, que em visita ao Largo da Batata na última quarta-feira (22) anunciou a retomada do projeto de ciclovias que terá uma das suas etapas implantada entre os parques Villa-Lobos e Ibirapuera, ao longo de 15 quilômetros.
O sistema de ciclovias terá ao todo 37 quilômetros de extensão e compreende as avenidas Professor Fonseca Rodrigues, Pedroso de Moraes, Brigadeiro Faria Lima, Engenheiro Luis Carlos Berrini, Chucri Zaidan e Água Espraiada. O projeto é dividido em quatro lotes que serão liberados de acordo com a conclusão das obras, estimadas em 15 meses.

Trecho de ciclovia na Faria Lima que será reformado / G1J
Os trabalhos terão início no lote entre o Villa-Lobos e o trecho da Avenida Brigadeiro Faria Lima até a Rua dos Pinheiros, onde a ciclovia requer adequações técnicas como reforma do piso e sinalização. As intervenções nesta área devem começar entre maio e junho, após a contratação da obra. Esta etapa deve levar três meses para ser finalizada.
O segundo lote será implantado entre a Avenida Cidade Jardim e o Parque do Ibirapuera, enquanto o terceiro e quatro correspondem à continuação do ramal até o Terminal João Dias, pelo trecho entre as avenidas Luis Carlos Berrini e Água Espraiada. As obras destas fases têm previsão de 15 meses.
“A nova ciclovia não só permitirá interligar parques como o Villa-Lobos, do Povo e Ibirapuera como também facilitará o acesso aos centros comerciais da região. Isso vai ajudar àqueles que pretendem trocar o carro pela bicicleta”, afirmou Fernando Haddad.
O prefeito destacou ainda a possibilidade de se utilizar melhor as futuras ciclovias por meio do aluguel de bicicletas do programa Bike Sampa. “O Bilhete Único permitirá a utilização da bicicleta como um verdadeiro modal pelo período de uma hora gratuitamente, com integração aos terminais de ônibus e estações de metrô e trem”, disse Haddad. A partir deste sábado (25), o empréstimo de bikes passará de 30 minutos para uma hora.

Local onde será implantado o bicicletário no Largo da Batata / G1J
Bicicletário
Ao longo do traçado, a ciclovia terá bicicletários para os usuários. O primeiro será implantado ao lado da Estação Faria Lima do Metrô, uma antiga reivindicação da região, com previsão de entrega em março. “Este local é uma conquista dos cicloativistas, que fizeram uma campanha com 26 mil assinaturas para 90 vagas ao lado da estação”, afirma o cicloativista João Paulo Amaral.
O bicicletário vai oferecer serviços de manutenção para bicicletas e terá uma banca de flores nas imediações. Estes dois equipamentos fazem parte das intervenções urbanísticas do projeto de requalificação do Largo da Batata, que será contemplado ainda com conexão wi-fi gratuita e outros mobiliários urbano.
Durante sua visita ao centro de Pinheiros, o prefeito conversou com alguns moradores e comerciantes da região. Um representante do Movimento Boa Praça propôs a ele a instalação de bancos com encosto na esplanada entre os Largos da Batata e de Pinheiros. “Os modelos atuais na maioria das áreas verdes da cidade não têm encosto, são bancos da exclusão, bancos anti-mendigo”, afirmou Ricardo Ferraz, morador da região e membro do grupo.
Antes de ir embora, o prefeito passou pelo Mercado de Pinheiros, onde conversou com os permissionários para colher opiniões sobre como integrar melhor o equipamento com o contexto do novo Largo da Batata. A direção do local sugeriu a implantação de uma feira de produtos orgânicos e a extensão do sistema wi-fi para atrair a população. Haddad se comprometeu a verificar se o projeto urbanístico da região contempla as sugestões.

Ciclovia na Faria Lima será expandido até Ibirapuera, obras no trecho devem começar em maio ou junho / G1J
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
21 de outubro de 2021
Empresa de Alto dos Pinheiros lança serviço de compostagem
10 de dezembro de 2015
SAAP inicia processo para registrar sua marca
14 de maio de 2010
Eucalipto-robusta
14 de novembro de 2013