10 de abril de 2014
Ciclistas sinalizam cruzamentos da ciclovia Faria Lima, em São Paulo
Insatisfeitos com a omissão do poder público na sua obrigação de criar infraestrutura segura para quem pedala, ciclistas de São Paulo resolveram agir. Na noite de 8 de abril, um grupo de dez pessoas sinalizou dois cruzamentos de risco na ciclovia da avenida Faria Lima, zona oeste da capital paulista. Os trechos sinalizados ficam na avenida Pedroso de Morais. Para executar o trabalho, os voluntários utilizaram tinta vermelha, barbante, rolos de pintura, cones e cavaletes.
Veja a galeria de fotos da ação, mostrando como foi realizada e o respeito dos motoristas no dia seguinte.
Um dos cruzamentos fica na Pedroso de Morais com a rua Mário Guastini, onde há um semáforo para retorno dos veículos, mas nenhuma sinalização para a travessia de ciclistas. O cruzamento seguinte, na Praça Ernani Braga, sem semáforo, foi pintado pela metade, deixando claro o recado para os órgãos competentes para que continuem o trabalho. “A gente passa aqui todo dia, e todo dia a gente vê pessoas em risco porque, dependendo do lado que o ciclista vem, o motorista olha para o outro lado e não verifica se tem alguma bicicleta passando [no caso do cruzamento sem semáforo]“, disse um ciclista que participou da ação.”É perigoso pra ciclistas, pedestres e até para os próprios motoristas”, afirmou outro participante do trabalho.
Algumas pessoas que passavam pelo local, a pé ou de bicicleta, pararam para conversar com os ciclistas. Transeuntes que pensaram se tratar de funcionários da prefeitura informaram outras áreas de risco. “Perigosa mesmo é a Praça Panamericana, que não tem guia rebaixada no local adequado”, opinou um passante. Ele foi instruído a entrar no site da Prefeitura de São Paulo para formalizar a reclamação. “É bom que as pessoas entrem no site e reclamem porque isso mostra a demanda e a urgência de sinalização”, disse uma das voluntárias que ajudava na intervenção.
Ao ver a movimentação na rua, um motociclista parou e parabenizou a equipe. “Eu passo sempre aqui e paro antes pra dar espaço para os ciclistas, mas aí vem um carro e para lá na frente. Isso já deveria ter sido feito há muito tempo.”
Resultado positivo
Um dos integrantes conta que o grupo gastou cerca de R$ 200,00 para fazer a sinalização. “A gente sabe que a tinta não é adequada, mas pelo menos funciona”. O Vá de Bike esteve lá durante a ação e também na manhã seguinte (9/4) conferindo o resultado e constatou que a iniciativa teve efeito imediato. Mesmo com a frase “feito pelo povo” pintada no chão, motoristas aguardavam atrás da faixa, garantindo o espaço para a travessia segura dos ciclistas.
Novos trechos da ciclovia
No final de março, a prefeitura de São Paulo autorizou a extensão em mais 11,5 km da ciclovia Faria Lima. As obras, que compreendem os trechos do Parque Villa Lobos e da avenida Hélio Pellegrino, estão previstas para início de abril e término em outubro de 2015. Saiba mais.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
26 de março de 2014
Oficina de escrita criativa
12 de maio de 2010
Amoreira
20 de setembro de 2013