19 de maio de 2014
Como os moradores do bairro estão de fato economizando
Depoimentos de moradores do Alto de Pinheiros sobre suas mudanças de hábito, que estão fazendo diferença na economia de água de cada casa.
Meu consumo baixou de 20m3 por mês para 14m3. Entre outras coisas deixo baldes enchendo debaixo do chuveiro enquanto a água esquenta. E aí uso para a descarga ou para encher a máquina de lavar.
Aqui em casa estamos prestando mais atenção na máquina de lavar roupa e na máquina de lavar louça. Quem usa as máquinas sabe que só pode usá-las quando estão bem cheias.
Criei um sistema de captação de água da chuva bem simples que ajuda na rega do jardim. A água da calha cai numa bombona de 200l, com um pequeno filtro.
Eu uso a água da máquina de lavar roupa para lavar a garagem e a calçada. E também para regar as plantas.
Lavar louça usando bacias economiza muita água. Ensaboa e coloca na bacia. Aí põe tudo no escorredor. Enche a bacia de novo e mergulha as louças. Com 10 litros lava-se tudo. Melhor usar água quente e jogar um pouco de vinagre na última enxaguada. Mas é importante deixar a louça praticamente limpa antes de lavar. Passa uma água nos copos, pratos e panelas que não tiverem gordura e vai colocando num recipiente. Use essa água para regar. Plantas adoram vestígios de cerveja, açúcar, farinha, frutas, legumes etc e tal. Guardar os bagaços de limão e laranja na geladeira para esfregar em pratos e panelas muito engordurados.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
10 de julho de 2020
Vereador se compromete a discutir uso de construção na praça Waldir Azevedo
29 de outubro de 2015
Após mais de dois meses, continua ocupação no Hospital Panamericano
7 de setembro de 2013
O Plano Diretor Estratégico de São Paulo e a sustentabilidade
14 de agosto de 2013