4 de setembro de 2014
Sabiás perto de nós
Por Sandro Von Matter, em 20/08/2014
Amamos os Sabiás.
Mas você sabia que eles podem estar com problemas?
Acesse e responda http://goo.gl/gV6LWM
Estas lindas aves declaradas como o símbolo do dia das aves e homenageadas por todo o país nos contos, músicas e poesias também sofrem com as mudanças em nosso planeta e com vida agitada das grandes cidades.
Não faz muito tempo, os paulistanos foram surpreendidos quando seus vizinhos emplumados decidiram trocar o dia pela noite e cantar pela madrugada afora.
Claro que a culpa não é das aves, imagine que você precisa se comunicar mas você não tem Facebook ou Whatsapp você faz uso de um outro tipo de “tecnologia”, o canto.
Mas como cantar e ser ouvido se até mesmo um famoso tenor como o Pavarotti teria dificuldade em se comunicar nas ruas de uma metrópole barulhenta como São Paulo.
Os Sabiás que não são bobos nem nada, decidiram então esperar o barulho dos humanos diminuir e guardar o seu melhor canto para o momento mais silencioso do dia, adivinha só a que horas uma metrópole como São Paulo fica em silêncio?
Pois é … mas se passar a madrugada acordado já não é considerado algo saudável para nós humanos, imaginem para as aves.
Os Sabiás podem estar em risco, com a saúde debilitada ou até deprimidos.
Quer ajudar a salvá-las? Juntos nós podemos!
Para descobrir o que esta acontecendo com os Sabiás do Brasil, o pesquisador da vida das aves Sandro Von Matter criou em 2013 o projeto a Hora do Sabiá, o objetivo é convocar toda a população brasileira para contar tudo o que acontece com o Sabiá mais próximo de suas casas.
“É muito fácil de participar, toda vez que alguém ouvir o Sabiá cantar pode acessar o formulário do projeto, preencher as informações e enviar”, disse o pesquisador em entrevista.
E completou: “Sem a colaboração de todos seria impossível realizar esse projeto, quero agradecer imensamente as milhares de pessoas que participaram e que continuam participando, muito obrigado por favor não parem”.
Os resultados do projeto serão compartilhados em Dezembro no maior evento sobre aves do Brasil, o Congresso Brasileiro de Ornitologia e “todos” que colaboraram enviando informações serão homenageados.
Além disso, os dados serão utilizados para criar estratégias de preservação da espécie junto as Secretarias do Meio Ambiente, ao Icmbio e ao Ministério do Meio Ambiente em Brasília.
Para participar agora, acesse o link: http://goo.gl/gV6LWM
Compartilhem em todas redes.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
18 de abril de 2014
Segurança no Parque Villa-Lobos
16 de março de 2022
Acordo pioneiro capitaneado pela SAAP permite reciclagem de aerossóis
12 de dezembro de 2013
Subprefeitura Pinheiros realiza Operação Cata Bagulho todos os sábados
30 de agosto de 2021


