25 de agosto de 2012
A SAAP e o Alto dos Pinheiros
A SAAP é uma entidade cívica, que promove o exercício da cidadania, disseminando o conhecimento dos canais de informação, participação e demanda, colocando-se como o elo entre os munícipes e os organismos públicos, tais como a Subprefeitura, o Ministério Público, as Polícias e outros órgãos públicos afins. Nosso trabalho tem quatro focos de atuação principais.
1. Preservação das características do bairro-jardim
O Alto dos Pinheiros é um dos poucos bairros essencialmente residenciais de São Paulo. Grande parte dele fica em ZER 1 e sua massa arbórea é fundamental para impedir a formação de ilhas de calor e para a biodiversidade da cidade. Queremos preservar as qualidades ambientais, urbanísticas, de habitabilidade, convivência e tranquilidade desse raro “bairro-jardim”. Para tanto a SAAP:
- Defende o correto uso e ocupação dos imóveis e espaços públicos e privados, conforme a lei, o zoneamento, as definições de loteamento e a vocação residencial e verde do bairro;
- Participa de lutas políticas, junto a outras associações de bairro, que digam respeito à ocupação do solo no município de São Paulo;
- Participa das discussões relacionadas ao Plano Diretor da Cidade e faz propostas para o Plano do Bairro;
- Promove a ocupação e o bom uso dos espaços e bens públicos, assim como sua preservação.
2. Segurança e tranquilidade
A segurança do bairro vem sendo discutida há anos pelos moradores e pela SAAP em reuniões com o Secretário de Segurança, com a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Metropolitana.
- A SAAP e os moradores do bairro participam das reuniões do CONSEG-PI para reivindicar aos vários representantes do poder público presentes ações que melhorem a segurança do bairro;
- Palestras sobre segurança são promovidas pela SAAP com as polícias para esclarecimento dos moradores;
- Discute com seus sócios soluções de segurança de base comunitária;
- Defende boas condições, analisa e propõe soluções inteligentes para o trânsito intenso de veículos no bairro, bem como o transporte e locomoção a todos que moram ou trabalham na região.
3. Zeladoria urbana
A SAAP promove a sustentabilidade e a defesa do meio ambiente, assim como as boas condições de habitabilidade no bairro.
- Ajuda os moradores a comunicar e denunciar problemas de manutenção geral do bairro, como iluminação deficiente, corte ou poda de árvore, limpeza e conservação das praças e ruas, tapar buracos na rua, bueiros, canos estourados, controle de roedores e de pernilongos e mosquitos.
- Defende o cuidado às áreas verdes, a limpeza urbana, a qualidade do ar, sonora e visual, assim como a iluminação, a acessibilidade e preservação de ruas e passeios.
4. Cidadania e convivência
Acreditamos na cultura de paz, baseada na integração e interação social, convivência, tolerância e respeito, dentro dos princípios da lei, ética, cidadania e educação. Por isso a SAAP:
- Realiza eventos que visam inspirar, educar e promover uma maior convivência entre os moradores a fim de ocupar as ruas e praças do bairro, tornando-o mais seguro e agradável.
- Produz veículos de comunicação – boletim, blog e site – para informar e fomentar a troca de ideias entre os moradores do bairro.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
13 de março de 2017
SAAP leva projeto de mapeamento de árvores para mais duas praças
13 de março de 2014
Após sofrer pressão, Haddad adia entrega de Plano Diretor em SP
3 de outubro de 2013
Cancelada a linha de ônibus 7725/10 – Metrô Vila Madalena x Rio Pequeno
24 de setembro de 2015