24 de abril de 2015
SAAP apresenta sugestões para a Lei de Zoneamento em audiência do dia 18 de abril
No dia 18 de abril de 2015, a SAAP esteve presente na última audiência pública conduzida pelo poder executivo para apresentar as modificações na minuta da Lei de Zoneamento, divulgada em 31 de março de 2015 e receber os comentários da população antes dela ser enviada à câmara de vereadores para debate, alterações e votação.
A reunião aconteceu na Uninove da Barra Funda, e foi conduzida pelo chefe de gabinete do Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Weber Sutti. Essa audiência reuniu quatro subprefeituras: Pinheiros, Butantã, Lapa e Sé. Na primeira parte da reunião, Weber Sutti, apresentou as alterações da nova minuta e dados estatísticos sobre as propostas recebidas. A maioria das proposta vieram da Zona Oeste e das mais de 5.000 sugestões e solicitações apresentadas pelos munícipes, 90% delas foram acatadas, segundo o chefe de gabinete. Vale ressaltar que muitas eram referentes à mesma questão, como por exemplo a criação de uma zona exclusivamente residencial no bairro da Lapa.
Na segunda parte da reunião os presentes foram divididos em quatro salas, por subprefeitura, para que as sugestões e propostas dos munícipes pudessem ser ouvidas e recebidas pelos representantes das respectivas regiões. A mesa da subprefeitura de Pinheiros foi formada por Weber Sutti, que facilitou a sessão; a subprefeita de Pinheiros, Harmi Takiya; Adriana Rolim e Flavio Cury, do departamento de Planejamento Urbano da Subprefeitura de Pinheiros; e o vereador José Police Neto, único vereador presente na audiência.
O Alto dos Pinheiros esteve representado pelos diretores da SAAP Marcia Kalvon Woods, Carlos Alberto Pontes Pinto e Silva e Carlos Alberto Sanseverino, mas também por diversos associados e moradores do bairro, como Mauro Cagliari (também membro do Conselho Participativo Municipal), Ricardo Pereira Leite, Rogério e Cristiane Baba Vacaro, e Heitor e Jean Ulson.
Marcia Woods apresentou em nome da SAAP as sugestões e solicitações elaboradas pela presidente do Conselho Consultivo da associação, a arquiteta Ignez Marcondes Barretto, a partir da análise da Nova Minuta da LPUOS divulgada em 31 de março e discussões realizadas com moradores e especialistas no assunto.
Veja aqui o documento apresentado pela SAAP na reunião
Um dos pontos criticados na nova minuta – e de maior preocupação de diversas associações de bairro residenciais com restrições do loteador, como as da Cia. City, incluindo a SAAP – é a eliminação das restrições contratuais do loteador. Se eliminadas, a ausência das restrições trará um impacto negativo enorme, pois o artigo 63 da nova minuta dispensa os recuos, laterais e de fundos em todas as Zonas.
O representante da SMDU, Weber, concluiu a reunião garantindo que todas as propostas apresentadas seriam analisadas para a finalização a minuta da LUOS a ser encaminhada ao legislativo. Em vários momentos da reunião ele assegurou que o diálogo com a população para adequação da nova minuta se encerra junto ao executivo, mas que seguirá a partir do mês de maio junto a Câmara dos Vereadores.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
28 de agosto de 2015
Descarte Correto de Lixo Verde: entrevista com a engenheira agrônoma Helena Lagoa
30 de abril de 2024
Nova edição do mutirão da SAAP vai unir reciclagem com campanha do agasalho
21 de março de 2015
Subprefeitura de Pinheiros cuidando dos moradores de rua
23 de abril de 2014
Pic Nic e cinema na praça
16 de setembro de 2015