18 de março de 2016
Na USP, SAAP apresenta trabalho sobre áreas verdes e desafios no Parque Pôr do Sol
Fundada em 1977, a SAAP atua há quase quarenta anos em Alto dos Pinheiros, região com mais de 1 milhão de m² de áreas verdes, uma das maiores da capital paulista. É por essa experiência com temas ambientais que a associação foi convidada a participar, na quarta-feira (16), de um debate com alunos da disciplina “Conservação e biodiversidade”, de um curso de graduação no Instituto de Biociências da USP.
Além da SAAP – representada por sua segunda-tesoureira e responsável pelos temas ambientais, Carine Clever Galvão, e pelo conselheiro Almenor Tacla –, também estiveram presentes integrantes do Departamento de Parques e Áreas Verdes da Prefeitura e da Associação dos Moradores do Planalto Paulista.
Em sua apresentação, Carine exibiu dados sobre as áreas verdes de Alto dos Pinheiros, distribuídas por três tipos de equipamentos públicos: praças (268.620 m², ainda incluindo a Pôr do Sol), canteiros (71.631 m²) e parques (853.000 m²). Entre os trabalhos realizados pela SAAP estão o monitoramento da limpeza e da conservação desses locais, a adoção de espaços, mapeamento de árvores e campanhas de conscientização sobre o descarte de lixo verde.
Carine falou também sobre o caso da antiga praça Pôr do Sol, transformada em parque pelo decreto 56.333/15. O espaço é um dos mais problemáticos de Altos dos Pinheiros, em razão dos milhares de pessoas que recebe nos finais de semana, principalmente à noite.
A mudança foi uma estratégia para dar ao local uma estrutura de zeladoria e segurança condizente com a sua importância . Na condição de parque, o lugar passou a ser responsabilidade da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, garantindo assim a estrutura prevista para esse tipo de equipamento, como administração própria, orçamento, conselho gestor, vigilância e limpeza diária, ainda não implantados até o momento.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
23 de agosto de 2013
Subprefeituras terão supervisor de acessibilidade
17 de agosto de 2017
Ruas de Alto dos Pinheiros são mais arborizadas do que cidades do 1º Mundo
8 de setembro de 2014
Novo brinquedão da praça Província de Saitama
16 de maio de 2010

