Descarte de Lixo
Coleta de lixo domiciliar, seletiva e varrição de rua
Nosso bairro possui coleta de lixo domiciliar três vezes por semana, a coleta seletiva uma vez por semana e varrição de rua. Para saber os horários de coleta da sua rua e, também, saber qual o dia e frequência com que sua rua é varrida, consulte este link do site da Prefeitura de São Paulo:
http://www3.prefeitura.sp.gov.br/limpeza_urbana/FormsPublic/LimpezaRua.aspx
Ecoponto
Ecopontos na região:
- Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira, embaixo da ponte Cidade Universitária.
Horário: de segunda a sábado, das 8h às 21h20, segundo a Inova, empresa que administra o serviço no local.
2 – R. Girassol, 15 – Vila Madalena
Horário: de 2ª a sexta, das 7h às 17h e aos sábados, das 8h às 15h
O Ecoponto recebe madeira, móveis, restos de poda, resíduos de construção civil, papel, plástico, metal, vidro… O limite por pessoa é 1 metro cúbico (equivalente ao tamanho de uma caixa d’água de 1000 litros).
Não podem ser levados itens como lixo orgânico domiciliar, equipamentos eletrônicos, óleo de cozinha usado, pneus e gesso.
Como descartar de forma adequada os restos de jardinagem e podas
O descarte incorreto de folhas, galhos, raízes e terra – ou seja, do lixo verde – tem sido frequente e hoje é um problema no bairro. Amontoar os detritos na calçada atrapalha o trânsito de pedestres, prejudica o solo onde os restos foram largados e ajuda a atrair animais peçonhentos. Além disso, é crime ambiental, sujeito a multa, como prevê a lei municipal 13.478/2002.
O que fazer:
- Se a quantidade de lixo for pequena, coloque em sacos (até dois) e deixe na frente de sua casa no dia em que o lixeiro for passar.
- Se a quantidade for grande, alugue uma caçamba ou contrate um serviço de coleta domiciliar de resíduos. Há várias empresas que prestam esse serviço. Em uma caçamba cabe, em média, o equivalente a 70 a 90 sacos. Os serviços de coleta têm capacidade maior.
- Outra opção é levar os resíduos para o Ecoponto.
Veja o que não pode ser feito:
- Deixar os dejetos soltos, fora de sacos de lixo em frente da sua casa. O lixeiro não recolhe e a Prefeitura não tem serviço regular para catar esses entulhos;
- Jogar o lixo verde em canteiros, esquinas ou nas praças. Novamente: a Prefeitura não faz a coleta periódica desse tipo de material;
- Ensacar os restos de poda e colocá-los em canteiros ou praças. Isso o lixeiro e a Prefeitura também não recolhem.
- Ensacar o material em grande quantidade e colocar tudo na frente da casa. Isso prejudica a capacidade dos caminhões de lixo, que recolhem até dois sacos.
Adote esses procedimentos e oriente seu jardineiro sobre o modo correto de descartar o lixo verde. O Alto de Pinheiros ficará mais bonito e mais saudável.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
14 de dezembro de 2013
Proibição de moderação do tráfego: Não é o que parece
11 de dezembro de 2015
Discussão sobre lei de zoneamento pautou atuação da SAAP em 2015
27 de julho de 2015
SAAP vai promover passeio fotográfico guiado por profissional
31 de março de 2017