Festa em praça: O que pode?
As festinhas infantis nas praças do bairro têm sido um assunto muito discutido na SAAP, pois temos recebido constantes reclamações sobre o uso abusivo das praças para a realização de eventos privados. Segue um resumo das determinações da Prefeitura sobre o específico de festinhas:
- Festas privadas fechadas não são permitidas nas praças – As praças são de responsabilidade da Subprefeitura de Pinheiros, são espaços públicos.
- Caso se queira fazer alguma reunião privada de amigos ou crianças em uma praça, o evento deve se limitar a um piquenique, sem qualquer estrutura adicional à que já é oferecida pelo local. Não é permitido o uso de mesas, cadeiras, buffet e estruturas que obstruam os acessos.
- Nenhuma parte das praças pode ser fechada. Toda a área deve ser mantida aberta e com circulação livre para todos, o tempo todo.
- O uso de som eletrônico não é permitido.
- Ao se fazer um piquenique, que é um evento apropriado para um espaço público, o lixo gerado deve ser levado embora, pois é de responsabilidade de quem o produziu, e não pode ser deixado no local, nem mesmo ensacado.
Portanto, todas as festinhas privadas que forem realizadas nas praças do bairro e não seguirem as regras da Prefeitura e estão sujeitas à fiscalização, com aplicação de multa, quando denunciadas. E isso acontece, na prática.
Só são permitidos nas praças eventos que sejam abertos à comunidade, ou eventos de cunho cultural, em que todos sejam bem-vindos. Para realizar tais eventos é necessário fazer um pedido formal à Subprefeitura de Pinheiros com 30 dias de antecedência. A Subprefeitura tem a prerrogativa de autorizar ou não qualquer evento. Filmagens comerciais também devem ser previamente autorizadas, precedidas de pedido na Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo.
Mais informações, podem ser obtidas na SAAP ou na Subprefeitura de Pinheiros pelo telefone 3095-9522, ou pelo site, na página da Prefeitura de São Paulo.
Seguem documentos para solicitação de autorização de eventos:
Solicitação de Autorização para Eventos Temporários *(Formulário nº1)*
Declaração da Resolução SMDU.CPPU-20-2015 *(Formulário nº2)*
Declaração de Danos *(Formulário nº3)*
Portaria preenchida na pág. 3 e assinada na pág. 5 *(Formulário nº4)*
Cartão CNPJ
Contrato/Estatuto Social
RG, CPF ou CNH
Memorial Descritivo
Croqui
Comprovante de Endereço
Certificado de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos (cada espaço)
Protocolo CET
Autorização CET
Comprovante de Pagamento da taxa DAMSP de recebimento e análise de documentação *(Será enviado o Boleto após o recebimento dos documentos acima)*
Após a Análise da documentação emitiremos a guia da taxa *DAMSP de Alvará de Autorização*.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
23 de dezembro de 2015
Reeleito, membro do conselho participativo prevê debates em torno de planos de bairro
18 de janeiro de 2022
Quer gerar eletricidade em sua própria casa? Não perca tempo
14 de maio de 2010