27 de novembro de 2018
Praça adotada por construtora em Alto dos Pinheiros terá palco para receber concertos de música clássica
Feche os olhos e imagine a cena: você, ao ar livre, cercado de árvores frondosas, assistindo a um concerto de música clássica. Pois saiba que, num futuro próximo, essa cena deverá se repetir muitas vezes em Alto dos Pinheiros. É que a praça Capitão Mateus de Andrade, localizada entre as ruas Filadelfo Aranha, João Batista Cardoso e Dona Elisa de Moraes Mendes, acaba de ser adotada pela construtora G.D8, e um dos planos para o espaço é que ele sirva de palco para apresentações desse estilo musical.
“Estamos com um empreendimento [um condomínio de casas] na rua Aramanaí e queríamos fazer algo pelo entorno. Encontramos essa praça e decidimos adotá-la. Nossa ideia é construir um palco de concreto, onde serão realizadas apresentações mensais de música clássica, abertas ao público”, adianta Daniel Ribeiro, CEO da G.D8.
Para adotar o espaço, a empresa contou com a colaboração da SAAP na hora de lidar com as exigências da burocracia municipal. “Os arquitetos da construtora elaboraram um projeto para a praça e nós ajudamos a apresentá-lo na prefeitura”, conta Ignez Barretto, presidente do Conselho Consultivo da associação e responsável por temas urbanísticos.
“A SAAP tem muito conhecimento técnico sobre adoção de espaços públicos e nos ajudou muito durante o processo”, ressalta Ribeiro.
Desde junho de 2014, a associação mantém, por meio de um Termo de Cooperação com a Prefeitura Regional de Pinheiros, as seguintes áreas verdes do bairro: a Praça São Gonçalo, a Praça Ignez Guimarães S. Pestana, a Praça Norma G. Arruda e a Praça Dr. Luiz Carlos de Toledo.
Obras liberadas
Por enquanto, a G.D8 tem cuidado de questões de zeladoria da praça, como varrição e pintura. As obras para a construção do palco, liberadas há um mês pela prefeitura, devem começar ainda neste ano. A conclusão dos trabalhos está prevista para 2019.
“Nem pensamos tanto no retorno institucional na hora de fazer a adoção. Acredito que temos de parar de esperar que os políticos façam as coisas. Precisamos fazer nós mesmos as mudanças”, opina o CEO da G.D8. O empreendimento na Aramanaí é o primeiro da construtora em Alto dos Pinheiros.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
20 de dezembro de 2023
Mais de 3.656 motivos para agradecermos aos moradores de Alto dos Pinheiros
21 de novembro de 2013
Uma iniciativa boa praça
28 de abril de 2015