28 de fevereiro de 2019
Em reunião com a SAAP, secretário de Urbanismo revela que revisão de zoneamento passará por análise técnica
Ela era uma das bandeiras do ex-prefeito João Doria, mas foi colocada de lado quando o tucano deixou o cargo para disputar o governo do estado. Estamos falando da revisão da Lei de Zoneamento, que regula o uso e ocupação do solo da cidade de São Paulo e cuja última versão foi aprovada em 2016, na gestão Fernando Haddad. Agora, porém, o assunto volta à tona com o anúncio de que Bruno Covas, atual prefeito, pretende retomar o debate. A boa notícia é que o projeto com alterações na lei passará por análise técnica antes de ser enviado para a Câmara dos Vereadores.
A informação foi dada à SAAP durante reunião, em 20 de fevereiro, com o novo secretário de Urbanismo e Licenciamento, Fernando Barrancos Chucre. No encontro, a associação levou a Chucre algumas demandas de Alto dos Pinheiros, garantindo seu caráter residencial, e a proibição de eventos de médio e grande porte.
Em resposta, o secretário disse que em 26 de fevereiro seria feita uma reunião fechada com técnicos e especialistas em urbanismo para reavaliar o projeto de revisão da antiga gestão. Ele também pediu que a associação enviasse suas demandas por e-mail.
A urbanista e presidente do conselho consultivo da SAAP, Ignez Barretto — que participou do encontro acompanhada da presidente da associação, Maria Helena Bueno — disse ver com bons olhos o fato de a discussão estar sendo encabeçada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).
“O ex-presidente Fernando Tulio conhece muito sobre o assunto, pois fez parte da equipe de Fernando de Mello Franco, ex-secretário de Desenvolvimento Urbano do município”, destaca Ignez, que representou a SAAP, durante o governo Haddad, na discussão sobre o novo Plano Diretor e a Lei de Zoneamento hoje vigentes.
Outro bom sinal para Alto dos Pinheiros, segundo Ignez, é o fato de Chucre ter ligação com a região. “Eles está construindo uma casa no Boaçava”, conta. A expectativa é de que o secretário seja sensível a demandas do bairro e de sua vizinhança.
A SAAP vai aguardar a análise técnica do projeto. De qualquer modo, o horizonte da nossa atuação já está traçado e será mantido: fazer com que Alto dos Pinheiros permaneça predominantemente residencial.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
14 de outubro de 2015
Comgás e SAAP buscam expandir gás encanado em Altos dos Pinheiros
17 de novembro de 2016
Prefeitura promete tirar do papel projeto de iluminação pública apresentado pela SAAP
16 de maio de 2014
Como fazer do nosso bairro uma comunidade mais segura
6 de setembro de 2013