15 de abril de 2021
Startup de reciclagem adere ao programa Empresa Amiga do Bairro
Organização de eventos para coleta de lixo eletrônico, campanhas (e puxões de orelhas) para descarte correto de restos de jardinagem, mutirões de limpeza em praças… Quem acompanha a SAAP sabe da importância que damos à destinação dos vários tipos de resíduos. É uma preocupação nossa e de todos os moradores de Alto dos Pinheiros. Foi com muita satisfação, portanto, que acolhemos nossa mais nova associada, a Valora.
Essa startup de valorização de resíduos recicláveis acaba de aderir ao programa Empresa Amiga do Bairro. Ela faz gestão e coleta em condomínios verticais e horizontais, criando estímulos para que moradores, síndicos e administradores adotem práticas mais sustentáveis. E introduz tecnologia (aplicativos, blockchain e inteligência artificial) num setor frequentemente caracterizado pela informalidade.
“Vimos uma sinergia de atuação e uma oportunidade de contribuir com a SAAP”, afirma um dos sócios-fundadores, Flávio Salsoni. E ele adianta: já planejam ações em conjunto com a associação, como uma campanha de coleta de óleo de cozinha.
A Valora é uma empresa nova – começou a operar em outubro. Atualmente, coleta 5 toneladas de resíduos por mês. “Nossa meta é chegar a 20 toneladas por dia daqui a três, quatro anos”, diz Salsoni. Mesmo com pouco tempo de estrada, foi selecionada pelo programa Green Sampa, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho, e ganhou o prêmio de startup mais inovadora em Resíduos Sólidos de 2019/2020. Também foi reconhecida pela Fundação Dom Cabral como uma startup de impacto.
Os serviços para condomínio abrangem um grande leque de atividades. Às vezes, antes mesmo de os condomínios ficarem prontos – auxiliando construtoras e incorporadores ainda na etapa de projetos, ajudando a dimensionar, estruturar e equipar o espaço onde serão descartados os materiais recicláveis e não recicláveis.
Nos condomínios já prontos, a Valora estuda o perfil dos moradores, analisa como é o descarte, estima o volume de recicláveis gerados, propõe eventuais adaptações e define a quantidade de coletas por semana. Ao implantar a coleta seletiva, disponibiliza um aplicativo em que os moradores podem se cadastrar. Eles ganham pontos conforme o volume gerado pelo condomínio e a “qualidade” do material descartado. “Quanto menos rejeito (material sujo), mais pontos são gerados”, explica Salsoni. Esses pontos geram créditos, que dão descontos em lojas cadastradas – atualmente são dez, em áreas como pets shops, moda feminina, academia, cosméticos, lavanderia e pães artesanais.
Além disso, a empresa atende indústrias que precisam cumprir com a legislação de logística reversa e outras que querem investir em ações de sustentabilidade, por meio do selo Valora.
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