24 de junho de 2021
Contra formigas lava-pés, Vigilância Ambiental vai isolar parquinho da Província de Saitama

Foto: Ryan Hodnett
Começou com uma mensagem de alerta recebida pela SAAP nas redes sociais: uma mãe estava brincando com o filho em um dos escorregadores do parquinho da praça Província de Saitama quando a criança foi picada por muitas formigas. Entramos em contato com a Vigilância em Saúde Ambiental Lapa/Pinheiros, que mandou técnicos ao local e constatou: na base do escorregador e na base de madeira dos balanços há formigueiros de lava-pés.
Em comunicado enviado à SAAP, o órgão informa que esse tipo de formiga (de nome científico Solenospis sp) pode formar colônias com mais de 250 mil indivíduos, é agressivo quando atacado e tem uma picada dolorosa, que pode gerar reações adversas (leia a íntegra do comunicado).
Em razão desses riscos, a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) vai aplicar inseticidas no parquinho e isolá-lo com fita por tempo indeterminado (“até que não se observe mais a presença dos insetos ou de possíveis aberturas oriundas de fragmentação da colônia”, conforme o documento).
Portanto, a SAAP ressalta que é fundamental que os responsáveis não permitam que crianças e animais domésticos ultrapassem a área demarcada – ela estará com produto potencialmente tóxico.
A aplicação de intervenção química não é medida habitual – as formigas têm papel ambiental relevante: podam plantas, fazem aeração do solo e incorporam matéria orgânica à terra. O procedimento só está sendo adotado em razão dos riscos mencionados no relatório da DVZ. A divisão adverte que o processo pode ser moroso – e não assegura que as formigas não reapareçam em épocas mais quentes.
A SAAP manterá contato com a DVZ e avisará os moradores quando o parquinho estiver liberado.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
29 de maio de 2014
Um mapa com os rios (invisíveis) de São Paulo sob seus pés
23 de abril de 2014
Estatísticas de março da Polícia Militar
10 de novembro de 2022
Troca de figurinhas vira confraternização em Alto dos Pinheiros
3 de julho de 2023
Reforma no sistema de câmeras da SAAP aprimora segurança no bairro
30 de março de 2016