10 de agosto de 2022
Após reuniões com a SAAP, Enel faz ações preventivas para tentar diminuir apagões no bairro
Nos primeiros meses deste ano, a SAAP recebeu um número especialmente alto de reclamações sobre queda prolongada de energia elétrica. Foi um verão muito chuvoso, é verdade. Mas muitos moradores, ao apresentarem suas queixas, relatavam que os problemas eram antigos.
Mantivemos, então, contato com a Enel para pedir providências e uma revisão da estrutura da rede local. Uma das urgências era a área do entorno do conjunto residencial 2001 BNH, na avenida Diógenes Ribeiro de Lima, onde vivem cerca de 10 mil pessoas, várias delas idosas. Outra área com numerosos registros era a rua Antônio de Gouveia Giudice.
A empresa, sempre solícita ao responder nossas mensagens, analisou ocorrências passadas – no geral, eram apagões acontecidos de 2020 ao início de 2022. Concluiu que a grande maioria dos problemas esteve ligada a queda ou crescimento de árvores. Na região do 2001 BNH, a Enel já havia trocado dois transformadores no segundo semestre de 2021; na rua Antônio de Gouveia Giudice, o desempenho estava, segundo a Enel, dentro dos parâmetros estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
De qualquer forma, a Enel se prontificou a priorizar a poda de árvores na região “para mitigar o problema”. Além disso, a manutenção preventiva do circuito elétrico de Alto dos Pinheiros, prevista para os próximos meses, foi antecipada para o primeiro semestre.
A empresa informou ainda que nos últimos anos trocou cabos elétricos convencionais por outros mais resistentes ao contato com a vegetação e investiu em equipamentos que podem ser comandados à distância (sem necessidade de uma equipe se deslocar até o local da ocorrência, quando os casos são menos graves).
Isso significa que não teremos problemas no próximo verão? Não é possível ter certeza. Os fios elétricos aéreos – tipo de instalação em Alto dos Pinheiros e em quase toda São Paulo – estão sujeitos às intempéries, especialmente a chuvas e ventos. Algumas interrupções, portanto, são quase inevitáveis.
Pedimos que os moradores mantenham-se atentos e, em caso de problemas, não deixem de comunicar também a SAAP.
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