20 de outubro de 2013
Abaixo-assinado pede volta de linha de ônibus na região
Gazeta de Pinheiros, 18/10/2013, por Diego Gouvêa
Documento conta mais de 960 nomes; SPTrans já extinguiu 54 ramais de ônibus neste ano

Moradores da região querem a volta da Linha 7725/10 Metrô Vila Madalena – Rio Pequeno, extinta pela SPTrans no final de setembro. A medida gerou um abaixo-assinado com mais de 960 nomes e pode prejudicar também trabalhadores, universitários e alunos de escolas em Pinheiros.No documento encaminhado à empresa municipal, a linha de ônibus era considerada o principal meio de ligação entre as estações Vila Madalena do Metrô e Cidade Universitária da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), com escolas públicas e particulares no percurso. O manifesto foi entregue na sede da SPTrans no último dia 10.
De acordo com o abaixo-assinado, o ramal se tornou mais importante ao longo do tempo após o fim da Ponte Orca, serviço gratuito de vans disponibilizado pelo governo do Estado até 2011. A operação foi encerrada após a entrega da Estação Pinheiros da Linha 4 – Amarela, que integrou os ramais do Metrô e da CPTM na região.

A empresa também afirma que “a ligação entre os bairros da Vila Madalena e do Rio Pequeno foi mantida com integração gratuita, por meio do benefício do Bilhete Único, no Terminal Lapa”.
Já em seu site, a SPTrans diz que a Linha 7725/10 Metrô Vila Madalena – Rio Pequeno foi unificada à Linha 7702/10 USP – Terminal Lapa, rebatizada como 7725/10 Rio Pequeno – Term. Lapa.
Contestações
Os moradores rebatem as argumentações da mudança. “As linha não se sobrepunham a partir da Praça Pan-Americana. Ao contrário, uma seguia para a Lapa e a outra para o Metrô Vila Madalena, dois destinos diversos”, consta no documento.
Sobre a melhora na fluidez dos ônibus alegada pela SPTrans, o manifesto diz que “nunca houve problema com a fluidez nos ônibus da região, simplesmente porque todos os ônibus têm intervalos que variam de 40 minutos a 1h30, e o que aumenta a fluidez dos ônibus não é a eliminação deles, mas a limitação dos carros particulares”.
O encerramento das atividades da Linha 7725/10 não foi o único na cidade. Segundo a SPTrans, 54 ramais de ônibus deixaram de operar entre janeiro e o dia 10 de outubro para racionalização e reorganização do sistema de transporte municipal. Além de cancelamentos, também foram realizadas implantações, unificações e alterações de itinerário.
Confira o conteúdo do abaixo-assiando e a resposta da SPTrans.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
14 de janeiro de 2021
Prefeitura adota regra mais rígida para filmagens em Alto dos Pinheiros
30 de agosto de 2014
Alto de Pinheiros está entre os bairros que menos economizaram água
13 de dezembro de 2013