31 de janeiro de 2024
Mora com alguém que depende de aparelho ligado na tomada? Saiba como ter atendimento prioritário quando falta luz
Mais de 10% dos moradores de Alto dos Pinheiros já passaram dos 75 anos de idade, segundo estimativas da Fundação Seade. Alguns desse grupo, um pouco mais debilitados, dependem de aparelhos que funcionam à base de energia elétrica — e, por determinação legal, devem ter atendimento prioritário quando há queda de energia elétrica. Isso significa que a concessionária (Enel, no caso de São Paulo) tem obrigação de religar primeiro a eletricidade do imóvel em que estão essas pessoas, inclusive fornecendo geradores sem custo, se o reparo for demorado.
Em reunião nesta semana com a Enel sobre quedas recorrentes de energia em Alto dos Pinheiros, a SAAP tocou nesse tema. A prioridade não vale apenas para idosos, mas para pessoas de qualquer idade que precisam desses aparelhos. Em geral, não se trata de geladeira ou ar-condicionado, por exemplo, nem de cadeira de rodas elétrica, mas de ventilador pulmonar, equipamentos para diálise, concentrador de oxigênio e dispositivos semelhantes. Na definição da Enel: “equipamentos (…) vitais à preservação da vida humana”.
Os imóveis que abrigam essas pessoas são chamados de clientes vitais – pode ser um apartamento, uma casa ou um residencial para idosos… Para ter prioridade no atendimento, é necessário estar no cadastro de clientes vitais.
Para o registro, você vai precisar:
- De um atestado médico com informações sobre o próprio paciente (nome completo e idade, CPF, endereço etc.), sobre o equipamento (tempo de utilização, dados da bateria) e sobre o estado do paciente (inclusive com a enfermidade de que ele padece, de acordo com o Código Internacional de Doenças).
- Da cópia de documentos, como RG, CPF, número da instalação (informação que consta na conta de luz) e o atestado citado no parágrafo acima. A lista completa está na página de clientes vitais da Enel.
Os documentos devem ser enviados por e-mail (cadastrosobrevida@enel.com).
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