3 de fevereiro de 2014
A SAAP e as faixas exclusivas para ônibus
A SAAP, juntamente com as associações AMadá, associação do Sumarezinho e Vila Madalena, e AAJB, do Jardim da Bandeiras, está dialogando com a CET sobre a implantação de faixas exclusivas para ônibus no viário Heitor Penteado, uma vez que a mesma acarretará impactos nas áreas dos bairros do entorno.
A SAAP acredita que o transporte coletivo deva ser uma prioridade na cidade e não é contra a ideia das faixas exclusivas para ônibus.
Porém a implantação dessas faixas deve ser feita em locais que as comportem e considerando as opções de transporte locais. No caso da Heitor Penteado, as seguintes questões se colocam:
– A Heitor Penteado é uma via estrutural, porém é estreita, com apenas duas faixas de cada lado.
– A implantação das faixas exclusivas implica a interdição de conversões à esquerda no sentido centro-bairro.
– Isso acarretou na mudança do viário local, transformando vias locais em vias de passagem (ruas Rifania e Pedro Soares de Almeida, por exemplo)
– Essa era a rota de acesso, por uma via coletora, para o bairro de Alto de Pinheiros, e agora todos os acessos ao bairro só são feitos por vias locais
– Não há ônibus que ligam o bairro de Alto de Pinheiros ao metrô Vila Madalena, então fica difícil optar por deixar o carro em casa e pegar o transporte coletivo
– Não há opções de transporte coletivo da Heitor Penteado em direção à estação CPTM Cidade Universitária, e muito menos à própria USP
– O único ônibus que descia em direção ao Alto de Pinheiros (percorrendo apenas um trecho pequeno do bairro), a linha 828P Lapa-Barra Funda, não pode mais fazer a conversão para descer, teve de mudar de trajeto o que afetou negativamente os usuários e aumentou o tempo do trajeto, que já era longo. Atualização: os ônibus estão autorizados sim a fazer a conversão à esquerda. Ainda assim, esta linha não é uma opção satisfatória para o bairro, pois o intervalo entre os ônibus costuma chegar a 50 minutos e no sentido Barra Funda > Lapa, o ponto é distante da estação de metrô Vila Madalena. Sem contar que percorre um trecho mínimo do bairro.
– Toda essa falta de opções de transporte coletivo obriga os moradores da cidade que vêm de diversos bairros a cruzar a Heitor Penteado em direção à marginal Pinheiros de carro, o que se tornou inviável
A SAAP defende uma maior mobilidade para a cidade. Por isso luta por ciclovias, luta por faixas de pedestre e por linhas de ônibus, entre outras opções coletivas, motorizadas e sobre trilhos. Mas criar uma faixa exclusiva de ônibus, sem criar linhas de ônibus ou oferecer outras alternativas de transporte, não é uma solução. Por isso vamos conversar com a CET e a SPtrans para procurar a melhor solução.
Foto: Marina Leite / vc repórter[mc4wp_form id=”4455″]
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