25 de março de 2024
Agência reguladora vai fiscalizar gestão privada do parque Villa-Lobos

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) passou a fiscalizar os parques paulistas concedidos à iniciativa privada – entre eles, o Villa-Lobos e o Candido Portinari, em Alto dos Pinheiros. Antes, o acompanhamento do contrato era de responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Caberá à agência, por exemplo, verificar como os indicadores do contrato estão sendo medidos e se estão sendo alcançados. E também avaliar os planos e projetos da concessionária.
“O principal foco da Arsesp é o de garantir, com a fiscalização dessas parcerias, que todas as obrigações contratuais sejam cumpridas, com a entrega à população de todos os investimentos previstos”, disse o diretor de Regulação Técnica e Fiscalização de Serviços e de Relações Institucionais da Arsesp, Thiago Mesquita Nunes, em nota publicada pela Semil.
A SAAP espera que a transferência do serviço, da secretaria para a Arsesp, contribua para melhorar a fiscalização. As enquetes que fizemos junto aos nossos seguidores nas redes sociais indicam descontentamento dos frequentadores com a concessão – em especial sobre a segurança.
O “modelo de negócios” adotado pela concessionária Consórcio Reserva Parques é, na avaliação da SAAP, contrário ao projeto do parque. A principal fonte de renda, nesse modelo, são os inúmeros eventos pagos realizados no Villa-Lobos e no Candido Portinari. Mas esses eventos danificam a vegetação e cercam parte importante da área de convivência – e ainda cobram pela entrada. O parque que nasceu com proposta contemplativa virou um misto de playground com feira de eventos. Ao mesmo tempo, as contrapartidas (as melhorias em infraestrutura e conservação) ainda não vieram.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
16 de abril de 2015
Boletim Eletrônico SAAP – Número 36
19 de junho de 2015
SAAP lança boletim impresso
18 de fevereiro de 2022
Casal transforma imóvel de Alto dos Pinheiros em modelo ecológico
12 de dezembro de 2013