3 de março de 2023
Após mais uma “vaquinha” de moradores, parquinho da praça Vicentina de Carvalho será reformado
Instalado em 2014 e reformado em 2019, o parquinho é o ponto principal da praça Vicentina de Carvalho. Mas, mesmo com pequenos consertos no gira-gira e no balanço nos últimos anos, está deteriorado, precisando de novas melhorias. Pois bem: após mobilização dos moradores, elas virão.
No final de março começará uma nova reforma, a cargo de uma empresa especializada em manutenção de parquinhos. O custo (R$ 5 mil) está sendo inteiramente bancado por moradores, que fizeram campanha para arrecadar o valor. A mobilização deu mais do que certo: com contribuição de 27 pessoas (em geral, mães de crianças que brincam na praça), chegou-se a R$ 6.336.
“Desde outubro do ano passado, o parquinho foi muito deteriorado: quase todos os brinquedos quebraram, no chão há muitos buracos e pedras”, diz Camila Serrado, uma das moradoras à frente da mobilização. “Como muitas mães têm filhos que se encontram quase todo dia na praça, a gente se juntou para ver como poderíamos melhorar o parquinho.”
Foi aí que chegaram à SAAP, que gere os recursos do grupo responsável por custear mensalmente a manutenção da Vicentina de Carvalho. Com o dinheiro já disponível no fundo e com o valor arrecadado, a ideia agora é fazer um orçamento para reformar também o chão do parquinho, de modo que as crianças possam brincar com mais segurança.
Como contribuir mensalmente com a praça?
Contribua por meio da página do projeto na plataforma Benfeitoria. Essa contribuição ajuda na manutenção e na limpeza mensal da Vicentina de Carvalho. E também na implantação de pequenas melhorias – como a instalação da casinha de trocas de livros.
Que conquista os moradores já conseguiram?
A reforma a ser iniciada em março é apenas o mais recente dos vários avanços já obtidos. O parquinho atual foi montado em 2014, por reivindicação dos moradores do entorno da praça. Eles procuraram a SAAP, mobilizaram-se e conseguiram recursos para a obra por meio de uma emenda parlamentar.
Depois, reuniram recursos extras para fazer uma pequena melhoria no parquinho em em 2019. Além disso, juntaram-se para lutar por uma reforma na escadaria – o que de fato ocorreu, com recursos vindos de outra emenda parlamentar.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
13 de maio de 2010
Árvore-da-china
6 de outubro de 2016
Márcio Atalla dá dicas de onde fazer exercício em Alto dos Pinheiros
16 de junho de 2014
São criados grupos de trabalho no Conselho Participativo de Pinheiros
28 de agosto de 2015