28 de janeiro de 2020
Caiu uma árvore? Veja o que fazer
Quem caminha pelo Alto dos Pinheiros consegue reparar na presença da natureza pelas ruas. É um belo passeio! A região é a segunda em número de árvores: são 12 a cada 100 metros, de acordo com uma pesquisa feita pelo Grupo Zap em 2018. Para quem mora no bairro, porém, a beleza tem uma pitada de temor.
Com a chegada do verão e das fortes chuvas, uma preocupação ressurge: e se uma árvore cair? O que devo fazer? A SAAP conversou com a prefeitura de São Paulo e a subprefeitura de Pinheiros para tirar todas as dúvidas.
Quem chamar?
A queda de uma árvore pode ter várias consequências. E para cada caso há um órgão responsável.
O Corpo de Bombeiros (193), por exemplo, deve ser chamado quando um veículo for atingido. Se o incidente envolver fios da rede elétrica, contate a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia (0800 72 72 196), e a Defesa Civil (199 ou 156). Esse último órgão também deve ser acionado quando a árvore não causar nenhum estrago e quando ela causar algum dano em um imóvel ou estiver colocando em risco o morador.
De acordo com a subprefeitura de Pinheiros, os pedidos recebidos pela Defesa Civil que envolvam queda de árvore e/ou galhos recebem prioridade no atendimento. Geralmente, são resolvidos no mesmo dia.
Agora, se a queda ocorrer dentro de uma residência – no quintal, por exemplo -, a responsabilidade é do morador, que deverá contratar uma empresa especializada no recolhimento e descarte.
Dano causado pela queda de árvore: o que fazer?
O morador que se sentir prejudicado pela queda de uma árvore deve fazer um pedido administrativo de indenização e entregá-lo na subprefeitura ou diretamente na Procuradoria Geral do Município.
O pedido deve ter o nome da pessoa ou de alguém que a represente, endereço e o telefone. Além disso, precisa ser informado também valor de indenização pretendido, comprovando-se os danos e o montante necessário para a reparação.
Bairro vem perdendo árvores
Apesar de ser um bairro arborizado, Alto dos Pinheiros vem perdendo árvores, segundo Sérgio Reis, urbanista e associado da SAAP. E sabe qual um dos motivos? As quedas provocadas por chuvas e ventos fortes na cidade, além do envelhecimento de algumas espécies.
Reis explica que o ideal seria investir no plantio bem feito das árvores e optar por espécies típicas da Mata Atlântica – como feito no Parque Candido Portinari. Porém, esse tipo de demanda necessita parcerias entre o setor público e privado.
Por isso, a SAAP está desenvolvendo, em parceria com a subprefeitura de Pinheiros, um projeto para fornecer mudas de árvores com porte e qualidade, mantendo, assim, a cobertura verde de Alto dos Pinheiros. Aguarde mais notícias!
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
1 de abril de 2015
Debate sobre o Zoneamento na AME Jardins
11 de março de 2014
Avaliação do Carnaval de rua 2014
25 de maio de 2015
Vilas e ruas sem saída: o que fazer agora
25 de novembro de 2014