9 de março de 2014
Cartilha Calçada Cidadã
Em 2010 a AME JARDINS lançou a campanha “Calçada Cidadã”. Segundo a entidade a campanha “visa à conscientização dos moradores e comerciantes da região no sentido de promover a adequação dos passeios para os padrões de acessibilidade e ampliar a difusão do modelo acessível conforme determina a lei”.
O projeto surgiu em 2009 quando Mara Gabrilli foi convidada pela AME JARDINS para realizar uma vistoria nos bairros. João Maradei, diretor-executivo da entidade, e a vereadora constataram a péssima condição de muitos passeios e juntos desenvolveram a cartilha. “Os Jardins têm todas as condições de promover uma adequação de suas calçadas e ser um exemplo em outras regiões, mas para que nossos passeios sejam acessíveis, contamos com a colaboração dos moradores e comerciantes da região”, conclui Marcos Arbaitman, presidente da entidade à época.
João Maradei e a vereadora Mara Gabrilli, em vistoria pelas ruas do bairro.
A SAAP considera o tema das calçadas importante no nosso bairro, em particular pelo número de idosos e crianças que andam nas nossas ruas, além das pessoas com mobilidade reduzida e também gostaria de incentivar essa adequação entre nossos moradores.
Como afirma Mara Gabrilli: “O direito de ir e vir começa na porta da nossa casa, na calçada. Por isso, os passeios públicos da nossa cidade têm a obrigação de cumprir o seu papel: possibilitar que qualquer cidadão possa transitar com autonomia e segurança.”
Vale lembrar que cada proprietário, seja de comércio ou residência, é responsável pela conservação, manutenção e reforma de seu passeio. Caso haja irregularidades na calçada, o munícipe pode ser notificado e multado.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
29 de setembro de 2013
S.Paulo terá mais de 600km de rede cicloviária, diz CET
20 de agosto de 2013
Fique por dentro da 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente
19 de janeiro de 2018
Revisão da Lei de Zoneamento não afetará Alto dos Pinheiros
30 de novembro de 2017



