2 de abril de 2014
Ciclovia da Av. Faria Lima, em São Paulo, ganhará mais 11,5 km
Vá de Bike, 01/04/2014, por Enzo Bertolini
Na segunda-feira 31/3, a prefeitura de São Paulo assinou a documentação final que autoriza a construção de dois trechos de extensão da ciclovia da avenida Faria Lima. As obras dos trechos do Parque Villa Lobos e da avenida Hélio Pellegrino estão previstas para início já em abril, e serão de responsabilidade da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, com término previsto para outubro de 2015.
Serão 11,5 km, em dois trechos. O do Parque Villa-Lobos vai começar na altura do Ceagesp e irá até o Largo da Batata, que já conta com uma estrutura provisória, que será adequada. Na outra ponta, a ciclovia vai começar onde termina a atual (na altura da avenida Cidade Jardim) e seguirá até a avenida Hélio Pellegrino, na esquina com a avenida República do Líbano, próximo ao Parque do Ibirapuera.
Segundo fontes da secretaria, os dois novos trechos respeitarão o mesmo padrão de tamanho e sinalização do já existente. As obras são parte de uma exigência legal da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, como contrapartida ambiental das obras que foram realizadas na região.
Futuro
O projeto completo de ciclovia prevê a ligação do Ceagesp ao Shopping Center Morumbi, integrando as demais avenidas do complexo de obras do projeto Faria Lima, com duas derivações, uma ligando a Praça Panamericana ao campus da USP, e outra ligando a região da Av. Juscelino Kubitschek ao Parque Ibirapuera.
Em 22 de janeiro, o prefeito Fernando Haddad (PT), em solenidade no Largo da Batata, anunciou que a ciclovia irá além desse projeto inicial e continuará mais adiante do Shopping Morumbi, pelas avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini até a ponte João Dias, totalizando 37 km de vias dedicadas à bicicleta.
Além disso, estão previstos nos projetos ramificações para as estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ao longo do trajeto, além de bicicletários em todas as estações. Quando concluída, a ciclovia vai ligar importantes centros comerciais da zonas oeste e sul, sendo uma ótima alternativa para o uso da bicicleta como opção principal de transporte.
Exigência legal
A ciclovia é parte da Operação Urbana Consorciada Faria Lima. Prevista desde 1995, foi uma exigência para obtenção da Licença Ambiental Prévia junto à Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA).
Criada pela lei nº 11.732/95 na gestão do ex-prefeito Paulo Maluf (PP), a Operação Urbana compreende 650 hectares de área e está situada na região sudoeste de São Paulo. Os principais objetivos são implantar melhoramentos viários, obras, equipamentos e áreas públicas no perímetro da Operação Urbana, melhorar a qualidade de vida dos moradores da região promovendo a valorização da paisagem urbana e a melhoria da infraestrutura e da qualidade ambiental, além de incentivar o melhor aproveitamento dos imóveis e estimular o adensamento.
Os recursos para as melhorias são provenientes da outorga onerosa de potencial adicional de construção e outras modificações à legislação de uso e ocupação do solo, concedidas aos proprietários de terrenos contidos no perímetro da Operação Urbana interessados em participar.
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