15 de junho de 2018
Em apenas dois dias, campanha da SAAP recolhe mais de duas toneladas de lixo eletrônico
Os moradores de São Paulo voltaram a dar aula de cidadania durante a segunda edição da campanha de coleta de lixo eletrônico da SAAP. Mais de duas toneladas de resíduos foram recolhidas. O material será reciclado pela empresa Recycare, especializada nesse tipo de serviço.
Neste ano, a coleta aconteceu nos dias 3 e 4 de junho (domingo e segunda-feira), e 73 pessoas — 33 delas moradoras de Alto dos Pinheiros — foram à Casa Panamericana para descartar corretamente seu lixo eletrônico. Elas receberam uma muda de planta doada pela Comgas, apoiadora da iniciativa.
A primeira campanha aconteceu em um final de semana de agosto de 2017, e contou com 150 participantes. Mais de quatro toneladas de resíduos foram entregues na ocasião. A queda em relação à edição anterior tem uma explicação, segundo a presidente da SAAP, Maria Helena Bueno.
“A greve dos caminhoneiros, sem dúvida, impactou o movimento de pessoas. Mesmo assim, apesar dos imprevistos, entendemos que a campanha foi bem-sucedida, considerando as circunstâncias e a grande quantidade de resíduos recolhida.”
Mais coletados
Ferro foi o material mais recolhido nesta segunda edição da campanha, conforme certificado de destinação emitido pela Recycare, somando 1.439 quilos. Em segundo lugar apareceu o plástico, com 462 quilos. Tonners, papéis e placas de circuito também foram entregues durante a ação.
Aparentemente inofensivo, os resíduos eletrônicos podem ser, na verdade, bem perigosos. Quebrados e expostos ao tempo, podem liberar substâncias tóxicas e poluentes, como chumbo (capaz de provocar danos ao sistema nervoso), arsênico (em níveis elevados, pode matar), berílio (causa danos ao pulmão e é potencialmente cancerígeno) e mercúrio (prejudicial aos rins, cérebro e fetos), segundo a Agência para Registro de Substâncias Tóxicas e Doenças (ATSDR), que atua nos Estados Unidos.
Agradecemos a nossos apoiadores e, principalmente, a todas as pessoas que se engajaram nessa causa e ajudaram a deixar o meio ambiente mais limpo. Muito obrigado!
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
22 de janeiro de 2024
Queda de energia: por que é importante registrar uma queixa
24 de outubro de 2022
Ciclovia da ponte Cidade Universitária manterá número de pistas para veículos
19 de novembro de 2021
As calçadas de Alto dos Pinheiros, sob o olhar de quem tem dificuldades de locomoção
28 de maio de 2014