3 de dezembro de 2013
Evento discute mobilidade urbana na região
Gazeta de Pinheiros, 29/11/2013, por Diego Gouvêa
As dificuldades da mobilidade em Pinheiros são tema de debate aberto à população no próximo dia 4/12/13.

O uso do transporte público e das bicicletas será uma das pautas no encontro sobre mobilidade urbana / Grupo 1 de Jornais
Na próxima quara-feira (4) as alternativas para melhorar a mobilidade urbana na região serão tema de debate na Subprefeitura de Pinheiros. O evento é aberto à população e promovido pelo Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades).
O principal ponto de discussão do evento será a busca de opções para incentivar o uso do transporte público e de bicicletas, além da locomoção a pé nos bairros de Pinheiros, Alto de Pinheiros, Vila Madalena, Itaim Bibi e Jardins. “O mais importante é convencer os paulistanos que o espaço urbano disponível para se locomover na cidade é de todos, do pedestre em primeiro lugar, do transporte não-motorizado e público, e, finalmente, do carro. Este último é utilizado para a menor porcentagem de viagens diárias, mas ocupa a maior área do espaço urbano”, afirma a arquiteta e urbanista Irene Quintáns, que participará do debate.
Segundo ela, o modo de se viver nas metrópoles também pode colaborar para que a mobilidade urbana venha a melhorar. “Os moradores devem comparecer ao evento para compreender como a cidade é vivenciada pelos seus habitantes, sobretudo os que não estarão no seminário, no caso, as crianças”.
Para Irene, a cidade precisa ser devolvida aos habitantes mais jovens. “A relação dos filhos dos moradores com os espaços urbanos hoje é evitada, quando o ideal deveria ser justamente o contrário. A proibição de sair à rua e o hábito de se locomover apenas de carro, só faz São Paulo ficar mais perigosa”, afirma.
Associações, comunidades e grupos de ativismo estão convidados a participar do debate e a dialogar com o poder público para o desenvolvimento de caminhos a uma cidade mais sustentável. A Subprefeitura de Pinheiros fica na Avenida Nações Unidas, 7.123 e a sessão acontece das 19h30 às 21h30. Não é necessário fazer inscrição. Informações: cades.sub.pinheiros@gmail.com
Veja o perfil dos participantes do debate:
Eduardo Vasconcellos Engenheiro e sociólogo, foi da equipe da CET por dez anos e atualmente é consultor de projetos em São Paulo, outras cidades do Brasil e no exterior. É assessor da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos) e diretor do Instituto Movimento, dedicado a estudos de mobilidade.
Ricardo Corrêa Sócio-fundador da TC Urbes, é arquiteto e coautor do livro A Bicicleta e as Cidades. Atua como consultor em planejamento de modos suaves de transportes para institutos nacionais e internacionais.
Irene Quintáns Arquiteta urbanista formada na Espanha, especialista em Estudos Territoriais, Políticas Sociais, Mobilidade, Habitação e Gestão Urbanística. Participou da Urbanização de Paraisópolis, sendo responsável e idealizadora do Projeto Caminho Escolar de Paraisópolis.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
21 de novembro de 2017
‘Qual minha responsabilidade ao contratar um vigia de rua?’ Cartilha da SAAP vai responder
12 de fevereiro de 2021
Cercada por alambrado, Praça Pôr do Sol vai fechar das 22h às 6h
11 de junho de 2014
Reunião de junho de CADES-PI
9 de outubro de 2020