Mobilidade
O distrito de Alto dos Pinheiros abriga várias modalidades de transporte público. Mapeamos aqui os aspectos mais relevantes da mobilidade da região.
Trem
Quatro estações da Companhia Paulista de Trens e Metrô (CPTM): Ceasa, Villa-Lobos/Jaguaré, Cidade Universitária e Pinheiros.
Metrô
Estações Pinheiros, Faria Lima e Vila Madalena. Na implantação do primeiro trecho da Linha 20-Rosa do metrô[1], ligando Lapa a Moema, estão previstas outras próximas, como Pio XI, Cerro Corá, São Gualter, Praça Pan-Americana e Faria Lima.
Ônibus
O terminal municipal de Pinheiros recebe 36 linhas municipais e nove intermunicipais. Dessas, 14 cruzam a área da SAAP e duas não passam próximo a estações de metrô. A maioria segue em direção às estações Faria Lima, Vila Madalena e Pinheiros. Outras oito apenas transitam pelos limites da SAAP (na av. Cerro Cora e av. São Gualter), seguindo mais frequentemente em direção à estação Vila Madalena.
A maior parte das linhas está concentrada nas avenidas Cerro Corá e Heitor Penteado. Muito provavelmente as linhas implantadas acabaram, ao longo do tempo, alterando o uso dessas vias, antes predominante residenciais.
Ciclovias
Estão concentradas nas margens do rio Pinheiros, na av. Pedroso de Moraes/ Prof. Fonseca Rodrigues e av. Faria Lima. Há ainda a ciclofaixa de lazer montada aos finais de semana e ciclorrotas (implantadas e em projeto). Em conjunto com as estações BikeSampa e CicloSampa, permitem ganhos de mobilidade, conexão intermodal, lazer e recreação.
A ciclovia implantada nas avenidas Arruda Botelho (com 700 metros de extensão), Fonseca Rodrigues (2,6 km) e Pedroso de Morais (1,5 km) e Prof. Frederico Herrmann Jr.(700m) integra o eixo cicloviário de 32 km que vai da Ceagesp ao shopping Morumbi, com ramais (existentes ou em projeto) conectados às estações da CPTM e aos parques do Povo e Ibirapuera. Sua execução se dá com recursos provenientes da Operação Faria Lima.
As vias para bicicletas, por seu uso intenso também para caminhadas e corridas, adquirem papel de parques lineares urbanos.
Em 2022, foi implantada a ciclovia na ponte da Cidade Universitária.
[1] Segundo relatório de administração de 2013, a Linha 20-Rosa é perimetral, interligando São Paulo a São Bernardo do Campo. O trecho inicial Lapa-Moema terá 12,3 quilômetros e 14 estações.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
26 de agosto de 2014
Conselho Participativo de Pinheiros inaugura blog
17 de julho de 2017
SAAP terá recesso de uma semana, mas responderá solicitações de emergência
31 de agosto de 2017
Campanha recolhe mais de 4 toneladas de lixo eletrônico em dois dias
17 de março de 2015
Resultado da eleições para o CMPU
30 de outubro de 2015