30 de agosto de 2024
Pioneiro do Vizinhança Solidária agora pode ajudar a melhorar a segurança da sua rua

Introdutor do programa Vizinhança Solidária no Brasil, o coronel Marcos Daniel Fernandes entrou para a reserva e, assim, deixou o comando do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, responsável pela região que engloba Alto dos Pinheiros. Mas, mesmo aposentado, não deixará de atuar na causa pela qual sempre se entusiasmou: a segurança preventiva.
O Vizinhança Solidária que ele trouxe para São Paulo ainda em 2009 parte de uma constatação: a polícia, mesmo bem equipada e preparada, é incapaz de detectar todas as situações suspeitas. Os moradores precisam colaborar: eles conhecem melhor o lugar onde vivem, sabem identificar melhor movimentações incomuns na rua ou barulhos não rotineiros na casa vizinha.
A partir desse princípio, o programa propõe a criação de um grupo de troca de mensagens entre os moradores, para que uns avisem os outros sobre questões de segurança — um carro diferente estacionado na rua, uma pessoa estranha tocando a campainha das casas. Ou que comuniquem aos vizinhos quando vão viajar. Um líder do grupo (o tutor) é encarregado de acionar a PM quando necessário.
Hoje, 39 ruas de Alto dos Pinheiros fazem parte do programa — o que é pouco. O agora coronel de reserva Daniel pode ajudar a orientar a formação de mais grupos do Vizinhança Solidária em nosso bairro.
Seu quarteirão ainda não está no programa? Entre em contato com a SAAP, que ajudamos a agendar um encontro com o coronel: saap@saapgestao.com.br
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
17 de novembro de 2016
Prefeitura promete tirar do papel projeto de iluminação pública apresentado pela SAAP
17 de fevereiro de 2016
Prefeitura lança edital para ONGs participarem de conselho consultivo de meio ambiente
15 de setembro de 2014
Vitória sobre o IPTU
5 de fevereiro de 2019