30 de julho de 2021
Reaberta, Pôr do Sol tem parquinho reformado com ajuda da SAAP

Praça estava fechada desde abril de 2020
A previsão é que domingo seja um tanto frio (temperatura máxima de 190) e com nuvens – mas sem chuva. Não importa: será um dia especial. Depois de mais de 15 meses fechada, a praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, mais conhecida como praça Pôr do Sol, será reaberta. A Subprefeitura de Pinheiros anunciou que, a partir de 1º de agosto, o local ficará diariamente aberto das 8h às 18h.
Junto com essa grande novidade há outra: o parquinho estará com pintura nova, feita com a colaboração da SAAP. A associação comprou R$ 2.443,50 em pincéis, esmaltes, thinner, aguarrás, tintas e rolos, entre outros produtos, para pintar os brinquedos de madeira – o serviço deve ser feito até sábado. Os brinquedos de plástico serão limpos e desinfetados.
A Subprefeitura também está pintando bancos, cortando a grama, reformando o calçamento e a guarita, arrumando tampas de valas e as escadas.
A praça foi fechada com tapumes em 9 de abril de 2020, após serem registradas cenas de aglomeração nos fins de semana, mesmo depois das medidas de restrição de circulação em razão da pandemia. Na ocasião, a SAAP concordou com a decisão, num momento em que pouco se conhecia sobre a transmissão do novo coronavírus. No entanto, a Pôr do Sol permaneceu interditada mesmo quando os parques da cidade reabriram ao público em outubro de 2020 e, após a segunda onda da covid-19, em abril deste ano. A SAAP defendia que ela já deveria ter sido liberada (leia o texto A posição da SAAP sobre a praça Pôr do Sol: perguntas e respostas).
Segundo a Subprefeitura, a decisão de reabrir a Pôr do Sol “foi tomada após 80% da população elegível ter sido vacinada com ao menos uma dose contra a Covid-19”. Na entrada, será feita medição de temperatura e haverá álcool em gel. Será obrigado o uso de máscara durante toda a permanência na praça. Além disso, haverá controle de acesso para evitar aglomeração.
A SAAP considera a decisão muitíssimo bem-vinda. Defende que o horário de funcionamento seja estendido para mais tarde – algo importante num espaço conhecido justamente pela beleza da vista do pôr do sol. E espera que este seja o primeiro de uma série de passos para o que realmente importa: a elaboração e a implantação de um projeto de médio e longo prazo para que se cuide deste que é um dos mais queridos pontos turísticos de São Paulo.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
10 de setembro de 2013
Parecer sobre a minuta do Plano Diretor
12 de maio de 2010
Amoreira
17 de novembro de 2016
Prefeitura promete tirar do papel projeto de iluminação pública apresentado pela SAAP
17 de setembro de 2015