23 de novembro de 2023
Região começa a receber semáforos novos, para reduzir congestionamentos

Você talvez já tenha notado: as avenidas mais movimentadas de Alto dos Pinheiros, como a Pedroso de Morais, estão com semáforos novos, de borda amarela. O design diferente é só um detalhe: o que importa é que eles têm um funcionamento moderno. O tempo em que ficam abertos ou fechados varia com a demanda, segundo a quantidade de carros presentes a cada momento nos dois lados de um cruzamento.
Por isso, a Prefeitura tem chamado esses dispositivos de “semáforos inteligentes”. Eles são dotados de câmeras que captam a quantidade de veículos nas vias de um cruzamento. Em tempo real, um sistema transforma as imagens em dados, que são lidos por um algoritmo. A duração do verde e do vermelho é determinada por essa leitura: quanto mais carros, mais tempo a luz fica verde; quando a situação começa a se inverter, o semáforo abre para a via mais ocupada.
A CET estabelece um tempo mínimo e máximo, e operadores da agência podem interferir remotamente se houver necessidade. A duração da travessia de pedestres não muda, para garantir a segurança.
Os novos aparelhos podem ser programados por áreas – o que significa que os semáforos de uma mesma avenida podem “conversar” entre si para formar uma “onda verde” (ou seja, uma sequência de sinais abertos).
Trata-se, portanto, de um sistema mais moderno do que o dos equipamentos convencionais — que também são programáveis, mas de acordo com uma tabela de horários fixa (hora e dia da semana). À noite e aos domingos, por exemplo, o intervalo do verde e do vermelho é menor, em razão do fluxo menos intenso de veículos. O contrário ocorre durante a semana, nos horários de pico.
Em entrevista à TV Globo, Mauricio Nastari, gerente de iluminação da Regula SP, disse que o impacto no trânsito será significativo quando mais cruzamentos estiverem com os novos aparelhos – serão renovados 2.586 nos próximos três anos na zona de rodízio de São Paulo. A previsão é de que haja uma melhoria de 20% na circulação de veículos.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
27 de maio de 2014
Economia de água de mais de R$ 10 mil por ano
29 de agosto de 2019
Pesquisa mostra que viver em locais com muitas árvores melhora saúde mental
16 de julho de 2021
Câmara aprova, em primeira votação, projeto que transforma Pôr do Sol em parque
16 de março de 2022