2 de fevereiro de 2018

SAAP analisa o Edital de Licitação do sistema de transporte coletivo da capital paulista.

Edital de licitação do sistema de transporte coletivo da capital paulista.

 

A prefeitura abriu em 21/12/2017 a consulta pública referente ao Edital de licitação do sistema de transporte coletivo da capital paulista. As sugestões terão de ser encaminhadas à Comissão Especial de Licitação. Não estão previstas audiências públicas.

 

A minuta ficará disponível até o dia 5 de março para consulta pública. Neste prazo, será possível enviar sugestões à Secretaria de Mobilidade e Transportes, conforme diz apresentação do Prefeitura.

 

A concorrência deveria ter sido realiza em 2013. Naquele ano, diante das manifestações contra a tarifa, a gestão Fernando Haddad recuou do processo de licitação. Depois de estudo da Ernst Young sobre as contas no sistema, Haddad lançou em 2015 um edital que foi barrado no mesmo ano pelo TCM – Tribunal de Contas do Município que entendeu que havia 62 irregularidades. O processo só foi liberado perto das eleições de 2016 e Haddad decidiu deixar a licitação para a gestão que viesse a se iniciar em 2017. O prazo do contrato será de 20 (vinte) anos.

 

Nesse sistema, linhas locais partem dos bairros para terminais ou estações de transferência, onde a população faz baldeação para ônibus maiores que fazem o trajeto para regiões centrais, preferencialmente por meio de corredores e faixas de ônibus.

 

A SAAP fez uma análise para saber quais serão as alterações nas rotas de ônibus que passam pelo distrito de Alto de Pinheiros e pela área de atuação da SAAP, previstas pela concorrência de novas concessões de ônibus municipais da cidade de São Paulo.

Na prática, podemos pensar algumas mudanças:

  1. Especialmente para pessoas que se deslocam por longas distâncias, o número de baldeações tende a aumentar e provavelmente o usuário terá que passar por um dos terminais que circundam o bairro – Pinheiros, Lapa e Vila Madalena.
  2. Algumas linhas foram extintas e outras terão o percurso alterado. A rede atual tem 33 linhas passando pelo bairro. Na Nova Rede serão 23 linhas.

Algumas mudanças observadas:

  • A linha que passa Rua Arquiteto Jaime Fonseca Rodrigues será extinta, e não haverá ônibus circulando acima da Diogenes.
  • A Rua Padre Pereira de Andrade não terá mais ônibus
  • A Av. Arruda Botelho terá ônibus apenas no sentido da Av. Fonseca Rodrigues para a Marginal.
  • Na Av. Diógenes Ribeiro de Lima duas quadras deixarão de ter circulação de ônibus.

Será muito importante que todas as linhas e trajetos sejam sinalizados nos pontos de ônibus para informar e ajudar os usuários na escolha dos trajetos que vão fazer.

​c. A qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas será medida a partir de uma série de parâmetros pré-estabelecidos. Acesso e confiabilidade de informações como horários, frequência dos ônibus, itinerários das linhas e lotação dos veículos tendem a ser melhores. Assim como o serviço a bordo: wi-fi, ar condicionado, acessibilidade e outros aspectos da viagem.

  1. O pleno funcionamento do sistema implica necessariamente em novos investimentos pelo poder público no sistema troncal (corredores de ônibus, metrô e trem). A evolução do metrô é bastante lenta, a gestão atual não tem previsão de investir em novos corredores. O resultado disso é que muito provavelmente o sistema troncal ficará ainda mais sobrecarregado com todas as mudanças.
  2. Não foram encontradas informações georeferenciadas do sistema de ônibus intermunicipais gerido pela EMTU e pertencente ao Governo do Estado e, embora seja complementar ao sistema do município de São Paulo, não foi incorporado nesta análise.

Mapa original com azul para novas e amarelo para atuais:

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Mapa com as linhas coloridas isoladamente:

https://doval.carto.com/builder/a9e4785f-8bc3-493e-92b4-9d3927d997ad/embed