20 de março de 2017
SAAP consegue resposta para 79% das denúncias sobre zeladoria em 2016, superando taxa anterior
Um dos papéis da SAAP é acolher denúncias dos moradores de Alto dos Pinheiros e cobrar providências do poder público, trabalho que exige dedicação e persistência. Mas conseguir respostas para as reivindicações compensa qualquer esforço. É por isso que os resultados sobre zeladoria obtidos no ano passado são motivo de orgulho para a associação.
Setenta e nove por cento dos problemas encaminhados pela SAAP à administração municipal foram resolvidos, índice superior a 2015, quando a taxa de retorno foi de 65% — em 2016, a SAAP recebeu 80 reclamações de zeladoria, das quais 63 foram solucionadas. Já no ano anterior, 78 das 120 apresentadas tiveram resposta.
Márcia Woods, vice-presidente da diretoria executiva da SAAP, explica que o número maior de ocorrências em 2015 é reflexo de duas campanhas realizadas pela associação naquele ano para intensificar os cuidados com a manutenção das árvores e com a sinalização.
Na época, houve, por exemplo, 41 solicitações de podas e remoções de árvores, consequência de uma ação realizada pela SAAP de avaliação fitossanitárias das árvores nas calçadas das residências de seus associados. Já questões relacionadas à limpeza — divididas nos quesitos: “limpeza e lixeiras”, “lixo verde” e “entulho” — somaram 24 reclamações.
Em 2016, porém, os pedidos de podas e remoções caíram e passaram a ocupar o segundo lugar, com 22 ocorrências. Agrupados, os temas ligados à limpeza ficaram em primeiro (23), mas com notável crescimento da preocupação em relação ao entulho e lixo verde deixado em locais públicos. Antes, havia apenas cinco notificações sobre essa questão específica. De acordo com o levantamento mais recente, elas saltaram para 19 no ano passado e se tornaram o segundo problema individualmente mais reportado pelos moradores.
Filmagens no topo
O uso abusivo de espaços públicos e privados — realização de filmagens, obras irregulares, eventos e barulho são alguns exemplos — também foi alvo de descontentamento. Em 2016, houve um crescimento expressivo de notificações sobre o tema na comparação com 2015: passou de 29 para 54. Mas o aumento da demanda não foi acompanhado pelo índice de resolução, que acabou caindo de um ano para o outro, indo de 62% para 55%.
Filmagens irregulares foi o problema que mais gerou ocorrências no ano passado (18) — ocupava o terceiro lugar em 2015 (5). Já as reclamações sobre festas fizeram movimento inverso: caíram do primeiro (9) para o terceiro lugar (6) na lista de reclamações dos habitantes de Alto de Pinheiros. O resultado é explicado, segundo Márcia, pela diminuição de eventos realizados em praças públicas — a associação fez uma campanha educativa sobre o uso regular desses espaços.
Com o intuito de buscar respostas para as demandas pendentes, a SAAP fez um acordo com o novo titular da Prefeitura Regional de Pinheiros, Paulo Mathias, para a realização de reuniões bimestrais. A primeira ocorreu em 10 de fevereiro e, na ocasião, a associação entregou uma lista de reclamações ainda não resolvidas.
Como denunciar
Viu um local com iluminação deficiente? Buracos em ruas ou calçadas? Problemas com a sinalização? Comércio ambulante? Uso irregular de imóvel? O morador utiliza o site da PMSP (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/) ou o telefone 156, e solicita o serviço. Essa solicitação gera um protocolo que pode ser enviado para a SAAP por e-mail saap@saapgestao.com.br ou WhatsApp 97169-0954, acompanhados de fotos e vídeos, para que a SAAP possa endossar a denúncia.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
18 de dezembro de 2013
A SAAP deseja a todos um final de ano com muita segurança
12 de fevereiro de 2020
Após mobilização de moradores, prefeitura reforma escadaria da praça Vicentina de Carvalho
10 de agosto de 2023
Reforma reforça iluminação e melhora quadra esportiva na Província de Saitama
26 de abril de 2017