31 de março de 2023
SAAP resolveu quase 90% das denúncias encaminhadas em 2022
Faz parte do nosso dia a dia: por e-mail, por telefone, nas redes sociais, moradores entram em contato para denunciar problemas em Alto dos Pinheiros. Um poste sem iluminação, um prédio sendo construído em local aparentemente irregular, um banco de praça quebrado, um trecho de rua mal sinalizado… No ano passado, a SAAP recebeu 161 reclamações desse tipo – e resolveu 141 delas, uma taxa de 87,8%. Além disso, respondemos a 31 consultas, esclarecendo dúvidas dos interessados.
Esses e outros resultados da gestão de 2022 estão em nosso Relatório de Atividades. O documento resume o trabalho da SAAP, divulga as principais ações da associação, presta contas aos associados e inclui um demonstrativo financeiro do período.
Quais são os tipos mais comuns de denúncias recebidas pela SAAP?
A maior parte envolve os problemas citados acima. Portanto, são principalmente questões de zeladoria.
Como a SAAP resolve esses problemas?
A maioria exige contato com órgãos públicos. Os mais requisitados são Subprefeitura, Ilumina (concessionária responsável pela iluminação pública em São Paulo) e CET. “Temos de ser muito insistentes”, afirma a gerente-executiva da SAAP, Patrícia Macedo. “Mas também sabemos os trâmites, os documentos necessários, os detalhes importantes. Então, quando apresentamos a reclamação, já chegamos com informações completas sempre que possível.”
Como posso apesentar uma reclamação junto à SAAP?
Basta entrar em contato conosco via Instagram, Facebook, e-mail ou telefone (3814-8206 ou 9-7169-0954).
Quais são as denúncias mais difíceis de resolver?
Das pouco mais de 12% que não foram solucionadas em 2022, grande parte está ligada a fiscalização: uso irregular de imóvel, construção irregular, calçada inadequada… Há dois motivos para isso, explica Patrícia Macedo. Um é que são processos naturalmente morosos, com trâmite interno burocrático, às vezes envolvendo interpretações dúbias da legislação. Outro é o número extremamente baixo de agentes de fiscalização (agente vistor): são 150 para toda a cidade de São Paulo. Na região da Subprefeitura, são cinco. E eles são responsáveis por verificar cerca de 700 normas, abrangendo bares, restaurantes, alvará de funcionamento, construções…
Do que mais trata o relatório de atividades da SAAP?
O texto resume as ações da associação em segurança, áreas verdes, sustentabilidade, urbanismo/mobilidade, zeladoria, cidadania/convivência, comunicação, relações governamentais e desenvolvimento institucional – além do demonstrativo financeiro.
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