26 de junho de 2015
SAAP presente na pedalada com a Subprefeita
No dia 17/06/2015 a Subprefeita de Pinheiros fez um passeio de bicicleta pelas avenidas Faria Lima e Pedroso de Morais com moradores do bairro e ciclistas que utilizam o canteiro central. A pedalada foi organizada pela SAAP e a Ciclocidade, com o o objetivo de mostrar para a Subprefeita os problemas de segurança no local e pedir melhorias.
Na ocasião, distribuímos a nota abaixo explicando a importância de realizar as melhorias no local. Veja mais sobre o trabalho da SAAP sobre a Ciclovia da Pedroso aqui.
Aqui o vídeo realizado pela bike-repórter Rachel Schein:
“Nesta quarta-feira, 17 de junho, um grupo de ciclistas pedalou com a subprefeita de Pinheiros Harmi Takiya para mostrarem os problemas da ciclovia da Pedroso de Moraes. A obra, que começou há 20 anos, cujo projeto original liga o Ceasa ao Parque do Ibirapuera, ainda tem muitos trechos inacabados. No trecho percorrido hoje ( do Largo da Batata a Praça Panamericana), nada pode ser feito até o Tribunal de Contas do Município liberar a obra. Mesmo assim, a subprefeita se dispôs a ouvir os ciclistas.Veja na videorreportagem os problemas mais apontados pelos ciclistas e as respostas da subprefeitura. Enfim… pedalemos…”
Clique na foto para ver o vídeo:
Nota ao público
Segurança no canteiro central das avenidas Pedroso de Morais e Fonseca Rodrigues
Cidadãos paulistanos que utilizam o canteiro central das avenidas Pedroso de Morais e Prof. Fonseca Rodrigues, em Pinheiros, estão muito preocupados com a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas em razão da falta de sinalização nos diversos cruzamentos do canteiro. Por essa razão, foi solicitado à Subprefeitura de Pinheiros e à CET que providenciem melhoras emergenciais.
Em 2012, a prefeitura instalou um calçamento com algumas guias rebaixadas ao longo desse canteiro central. Na ocasião não foi colocada qualquer sinalização para alertar os motoristas acerca dessa alteração. Assim, a disputa e o conflito entre pessoas motorizadas e pessoas não motorizadas (que andam, correm, patinam, pedalam, etc) é constante nos cerca de 20 cruzamentos, causando grande insegurança e alto risco de acidentes para os usuários do passeio e para os motoristas.
A expectativa era que esse problema fosse resolvido com o recente reinício da requalificação do local como ciclovia – conforme previsto desde 1994, no escopo da Operação Urbana Faria Lima. Porém, questões administrativas e jurídicas estão impedindo essa melhora, urgente e essencial para a mobilidade urbana do bairro e para a infraestrutura de transportes da cidade.
Enquanto isso, as pessoas continuam a correr riscos todos os dias, num espaço que foi construído para seu uso, e é de fato utilizado por centenas de pessoas diariamente.
O problema, no entanto, pode e deve ser resolvido independentemente da determinação do Tribunal de Contas do Município de suspender as obras cicloviárias no local. Uma possível solução passa pela implementação de sinalizações horizontais, como faixas de retenção, de modo a orientar as pessoas e possibilitar a travessia com segurança, indicando onde atravessar e as posições de parada para os veículos.
A Subprefeitura de Pinheiros e a CET têm dialogado com a sociedade civil acerca da necessidade de medidas de segurança e iniciaram a implementação de sinalizações em alguns dos locais mais perigosos.
Esperamos que, da forma mais rápida possível, a CET instale esse tipo de sinalização em todos os cruzamentos das duas avenidas citadas e que o TCM libere a instalação da ciclovia com vistas a garantir o bem estar e a segurança de todos, além de uma importante infraestrutura de transporte para a região.
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