3 de abril de 2014
Saiba como controlar o consumo de água e fazer a leitura do hidrômetro
Conhecido também como relógio, o hidrômetro é o equipamento que faz a apuração do consumo de água.
Nele, há um contador que registra a quantidade que passou pelo medidor. A conta é feita a partir do último número registrado em comparação aos valores do novo registro. A diferença entre os dois números aponta o volume de água consumido.
Como fazer a leitura?
Para ler o hidrômetro de ponteiros deve-se anotar os números indicados em preto dos círculos menores. Em sentido horário inicia-se pela unidade x 1, depois a dezena x 10 até o último ponteiro x 1000.
Já no equipamento digital, basta anotar os algarismos pretos. Para calcular o consumo mensal registre o valor que aparece no hidrômetro e reduzir da leitura do mês anterior.
Para atingir a meta de redução do consumo, siga as dicas de economia de água propostas pela Sabesp. Instalar arejador de água na torneira, tome banhos rápidos e reaproveite o máximo de água que puder nas tarefas diárias.
Adote práticas ecônomicas
Uma lavadora de roupas com capacidade para 5 quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la com a capacidade total e, no máximo, três vezes por semana.
A água do tanque ou máquina de lavar pode ser reaproveitada para lavar o quintal ou a calçada.
Ao molhar as plantas durante 10 minutos com a mangueira aberta, o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, faça a rega de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. Use um regador ou, em último caso, uma mangueira com esguicho-revólver, podendo chegar a uma economia de 96 litros de água.
Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água. Por isso, deve-se usar a vassoura para limpar a calçada e o quintal.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
3 de julho de 2019
Síndicos do bairro formam grupo para abordar temas de interesse comum
1 de setembro de 2016
Um ano após ser criado, parque Pôr do Sol terá eleição para conselho gestor
20 de outubro de 2014
Prefeitura de São Paulo convida a população para revisar a Lei de Zoneamento
5 de fevereiro de 2021