11 de janeiro de 2018
Sua casa tem câmera de vigilância? Veja como elas podem ajudar a manter o bairro mais seguro
Em uma metrópole como São Paulo, investir em segurança residencial e comercial está longe de ser algo supérfluo. Um dos recursos mais procurados são as câmeras de vigilância — aqui, em Alto dos Pinheiros, não é difícil encontrá-las em casas e edifícios. Mas esse tipo de equipamento não oferece apenas proteção para seu imóvel e sua família. Em alguns casos, são peça-chave na elucidação de crimes.
No nosso bairro, a maior parte dos moradores tem se mostrado disposta a colaborar com a polícia, disponibilizando, quando solicitadas, imagens captadas por sistemas de videomonitoramento de suas casas, afirma Roberto Krasovic, delegado do 14º Distrito Policial (Pinheiros). Entretanto, há situações em a pessoa se nega a entregar o material com receio de que ele seja divulgado por outros meios — imprensa, por exemplo. Krasovic tranquiliza:
“As imagens cedidas à investigação policial têm somente essa função. Serão encaminhadas ao setor responsável, que as analisará, e se somarão a outras informações e diligências na busca pelo esclarecimento do crime”, explica, acrescentando que elas são confrontadas com bancos de dados existentes, possibilitando a identificação da autoria do delito.
Na percepção do delegado, a população local tem se revelado mais consciente sobre a importância do papel que desempenha para garantir a segurança da comunidade onde vive. O policial faz um apelo para que as pessoas continuem auxiliando as investigações e que participem ativamente de órgãos como os Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança).
“É essencial trocar informações para buscar soluções para a região, participar de associações de moradores e manter um canal de comunicação com vizinhos. Mas o primeiro caminho para contribuir com a segurança pública é o competente registro da ocorrência policial na delegacia do seu bairro ou através dos meios eletrônicos hoje disponíveis.”
Nós, da SAAP, abraçamos a posição do delegado. Entendemos que moradores unidos e participativos são fundamentais para a construção de um bairro melhor e mais seguro.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
23 de novembro de 2017
Com doação de moradores, Pôr do Sol ganhará base para vigias 24 horas
21 de junho de 2021
Rio Pinheiros ficará limpo, mas não para nadar, diz secretário
12 de janeiro de 2013